quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Por que alguns profetas são denominados “maiores” e outros “menores”?




A distinção entre os profetas maiores e menores se deve tão somente à produção literária, ou seja, ao tamanho dos textos escritos por eles.

Os profetas chamados “maiores” são quatro: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os profetas chamados “menores” são treze: Baruc, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, e Malaquias. A divisão em maiores e menores não está relacionada à importância pessoal entre eles, mas tão somente à quantidade  de texto escrito.

Elencamos abaixo os dois grupos, indicando os livros que escreveram e a quantidade de capítulos de cada um, assim será mais fácil compreender essa divisão. A sequência dos livros segue a distribuição apresentada na Bíblia Ave Maria, pois a apresentação deles na Bíblia Hebraica segue outra sequência, bem como em outras edições.

Oseias e Zacarias também têm 14 capítulos cada, mas em Daniel encontramos mais versículos dos que nos livros de Zacarias e Oseias, o que mantém o livro de Daniel maior que esses dois, por ter mais conteúdo escrito. Poderíamos também aumentar o grupo dos profetas maiores de quatro para seis, mas convencionalmente foi adotada essa divisão, portanto a seguimos.

Profetas maiores:

Isaías – 66 capítulos
Jeremias – 52 capítulos (mais o livro das Lamentações de Jeremias, com 5 capítulos)
Ezequiel – 48 capítulos
Daniel – 14 capítulos

Profetas menores:

Baruc – 6 capítulos
Oseias – 14 capítulos
Joel – 4 capítulos
Amós – 9 capítulos
Abdias – 1 capítulo
Jonas – 4 capítulos
Miqueias – 7 capítulos
Naum – 3 capítulos
Habacuc – 3 capítulos
Sofonias – 3 capítulos
Ageu – 2 capítulos
Zacarias – 14 capítulos
Malaquias – 3 capítulos

Fonte: Revista Ave Maria

Compartilhar no Google Plus
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários