sábado, 26 de setembro de 2015

Oração pela nossa terra: Nossa casa comum

Cachoeira do Poço Encantado entre Alto Paraíso e Teresina de Goiás


Deus onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas, Vós que envolveis com a Vossa Ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor, para cuidarmos da vida e da beleza. Inundar-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém.

Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos vossos olhos. Curai a nossa vida, para que protejamos o mundo e não o depredemos, para que semeemos beleza e não poluição nem destruição. Tocai os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos pobres e da terra.

Ensina-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, nossa luta pela justiça, o amor e a paz.

Amém!
Compartilhar no Google Plus
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários

Realizado encontro regional de lideranças da Infância e Juventude Missionária



Assessores e coordenadores estaduais e diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM) de dez dioceses do Regional Centro-Oeste realizaram, nos dias 11 a 13 de setembro, mais um encontro de formação de lideranças conhecido como EFAIAM/ELJUMI.

O encontro, no Centro Pastoral São João Paulo II, Vila Nossa Senhora da Abadia em Anápolis (GO), contou com a assessoria do padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da Pontifícia Obra da IAM que na ocasião trabalhou temas como: educação à mundialidade, pedagogia da criança, teologia missionária da criança e apresentou a Campanha Missionária 2015.

“Devemos acreditar numa teologia a partir da criança e não para ela, isto é, observar bem a sua experiência de comunicação com Deus que pode ser por um simples desenho ou outra ação que acontece frequentemente e precisa ser valorizada”, explicou padre André Luiz.

Dom Antônio Fernando Broschini, bispo da diocese de Itumbiara (GO), novo responsável pela animação missionária no Regional Centro-Oeste participou de todo o encontro e presidiu a missa de encerramento no domingo (13). Para dom Antônio “toda atividade missionária deve ser uma via de mão dupla, pois um ajuda a construir a experiência do outro com Deus”.



A hospedagem dos participantes foi nas famílias missionárias da comunidade local. Para o jovem Luiz Fernando, da arquidiocese de Brasília, a acolhida foi uma ótima experiência. A família que o recebeu foi muito acolhedora. Dois jovens da família também estavam participando das atividades que gerou uma intensa troca de experiências.

A jovem Raene Rodrigues destaca o estudo dos temas desenvolvidos pelo padre André na formação e a boa convivência durante o fim de semana. “Mesmo que tenha sido pouco tempo, os momentos com as famílias foram o suficiente para conhecer uma nova realidade e trocar experiências”, relata a jovem.

Com informações da IAM de São Luis de Montes Belos
Compartilhar no Google Plus
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários

Assembleia define novas propostas de ação para o Regional Centro-Oeste



Ao final da 19ª edição da Assembleia do Povo de Deus do Regional Centro-Oeste da CNBB, realizada entre os dias 11 a 13 de setembro, em Brasília (DF), os participantes aprovaram uma carta-compromisso. O texto contém propostas de ação para o triênio 2016-2018, que foram assumidas por todas as dioceses de Goiás e do Distrito Federal.

As propostas foram construídas e discutidas após um breve estudo das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, e de uma visão panorâmica das ações já realizadas pelo Regional. “Os trabalhos foram realizados de forma serena e participativa, de forma que todos puderam construir propostas que devem colaborar com a ação pastoral, seja das dioceses, seja das pastorais, movimentos e organismos”, explicou o presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, dom Messias Reis Silveira.

Propostas

São três propostas, que deverão ser implementadas a cada ano. Em 2016, ano da Misericórdia, propõe-se a intensificação do atendimento das confissões, com a realização de mutirões, especialmente nos períodos do Advento e Quaresma. Também ficou definida uma celebração especial do dia da Misericórdia, no segundo domingo da Páscoa, em todas as dioceses.

Em 2017, por ocasião do Ano Vocacional e da celebração dos 300 anos da devoção a Nossa Senhora Aparecida, deverão ser elaborados subsídios em preparação de uma Jornada Vocacional. O evento deverá ser realizado na Catedral Metropolitana de Brasília. “Vamos reunir todas as pastorais para que este seja um momento rico para o nosso Regional”, afirmou o padre Elias Aparecido, coordenador da Pastoral Vocacional no Regional.

Já para 2018, Ano da Família, as dioceses do Regional assumiram o compromisso de fortalecer as ações da Pastoral Familiar. Também deverá ser realizado um estudo da Exortação Pós-Sinodal, que deverá ser fruto do Sínodo da Família, convocado pelo Papa Francisco para o próximo mês de outubro.

Compromisso

Durante a missa de encerramento do evento, o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB Nacional, dom Sérgio da Rocha, refletindo sobre a liturgia do 24º Domingo do Tempo Comum, lembrou a necessidade de se discernir se as iniciativas pastorais conduzem ou não à fé em Cristo. “É preciso olhar para Cristo, partir de Cristo e levar as pessoas para Ele, levando as pessoas a crescer na fé”.

Esta foi a dinâmica que procurou ser realizada durante a Assembleia do Povo de Deus. “Acredito que aqui pudemos avistar mais longe, creio que a Assembleia nos permitiu isso. Agora, voltamos animados para poder servir, com amor e alegria, a nossa Igreja”, afirmou dom Messias.

LEIA A CARTA COMPROMISSO, CLIQUE AQUI


Compartilhar no Google Plus
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários

POM apresentam subsídios da Campanha Missionária 2015




Na tarde desta quinta-feira (17) as Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresentaram os subsídios da Campanha Missionária 2015, “Missão é servir”, em coletiva de imprensa. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, destacou que “quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44), versículo escolhido como lema da Campanha.  E emendou. “É assim que Jesus vivencia a missão: como servo de Deus que serve de todo o coração. Ele se faz presente para libertar a vida das pessoas, salvar e comunicar essa graça de Deus a todos”, disse o bispo e recordou que a temática está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2015.

Dom Esmeraldo também comentou que “a missão de Cristo é a missão da Igreja. Essa é agora a missão de cada um de nós”, mostrando a necessidade de animar as comunidades cristãs nessa missão. Para ele, deveríamos priorizar os testemunhos e o Mês Missionário que é um tempo especial.

O bispo citou alguns testemunhos da missão que conheceu nas comunidades em Rondônia, na Bahia e no Maranhão. “Os subsídios da Campanha Missionária trazem testemunhos para motivar a missão na vida das pessoas. Precisamos comunicar isso” disse aos jornalistas.

Subsídios

O diretor das POM, padre Camilo Pauletti, explicou como, todos os anos, a Equipe produz e distribui os subsídios da Campanha. Nesse trabalho, colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina). “Normalmente o material fica pronto no mês de junho quando é enviado às 276 dioceses e prelazias do Brasil”, disse padre Camilo e lembrou que todos os itens podem ser baixados do site www.pom.org.br

“Temos a alegria de apresentar esse trabalho, fruto de suor, que com certeza, nas comunidades, nos grupos, escolas, aonde for possível, fará um bem para ajudar os nossos cristãos a se motivarem para o serviço, para a missão”, sublinhou.

Ao apresentar o material, o diretor das POM, falou sobre a finalidade e a quantidade de cada item: o cartaz com o tema e o lema (150 mil exemplares); o livrinho da Novena com a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões (200 mil); o DVD com testemunhos missionários (23 mil); orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro disponível apenas no site e inseridas em alguns folhetos litúrgicos; seis versões de marcadores de página com a Oração da Campanha (8 milhões de exemplares).

Coleta do Dia Mundial das Missões

A Campanha Missionária tem o seu ponto alto no Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo do mês de outubro (este ano, dia 18) quando é feita a Coleta para a qual foram distribuídos 11 milhões de envelopes. “Inúmeros projetos e mais de 3 mil instituições são ajudadas com a Coleta Missionária”, explicou padre Camilo e fez um apelo para que todos os cristãos e comunidades ajudem a realizar esse serviço em favor das missões em todo o mundo.

Segundo o diretor, as ofertas vêm crescendo em torno de 5% ao ano sendo que a de 2014 ultrapassou os 9 milhões de reais. “Os cristãos ficam contentes quando são motivados a colaborar. Isso também é um serviço que ajuda as missões”, arrematou o diretor.

Para dinamizar a Campanha Missionária em todo o Brasil, as POM contam com a ajuda dos Conselhos Missionários paróquias, diocesanos e regionais, além dos grupos ligados às Pontifícias Obras: Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), Famílias Missionárias, entre outros.

Além do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo, e do diretor das POM, padre Camilo Pauletti, participou da Coletiva, a assessora do Setor Missão da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria de Fátima Kapp. Promovida anualmente em outubro, a Campanha visa motivar a participação dos cristãos nos projetos missionários em todo o mundo.

BAIXE OS MATERIAIS DA CAMPANHA MISSIONÁRIA, CLIQUE AQUI

Com Pontifícias Obras Missionárias

Compartilhar no Google Plus
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Os sete primeiros concílios ecumênicos




Os Concílios são assembleias da hierarquia de várias ou de todas as Igrejas particulares, que se reúnem para tomar decisões vinculantes em questões relativas à fé e à vida cristã. Os Concílios se dividem em gerais ou ecumênicos e regionais ou particulares. A Igreja já realizou 21 Concílios ecumênicos, com perfis muito diferentes, que derivam das diferentes circunstâncias externas e os distintos propósitos internos que os motivaram. Neste artigo são apresentados apenas os sete primeiros Concílios Ecumênicos. Em outros momentos trataremos dos demais.

1- Concílio de Nicéia I: Realizado no ano 325, sendo convocado pelo Papa Silvestre I. É um Concílio trinitário. Condena Ário o qual afirma que Jesus Cristo é criado, e não gerado. Sendo criado não seria eterno. O Filho seria criatura do Pai. Temos aqui um claro subordacionismo. Desta forma Ário estaria negando a divindade de Jesus Cristo. A grande figura da ortodoxia que vem em defesa da verdade é Atanásio, que reafirma a divindade do Filho. O conceito chave usado é HOMOOUSIOS, isto é, o Filho é da mesma substância, consubstancial ao Pai. É da mesma essência e natureza do Pai. Portanto é divino. O Filho não é HOMOIOUSIUS, isto é, de substância diferente da do Pai.

2- Concílio de Constantinopla I: Celebrado no ano 381, convocado pelo Papa Dâmaso. É um Concílio trinitário. Condena Apolinário e os macedônios, chamados de pneumatômacos, isto é, comedores do Espírito Santo. Estes, na verdade, negam a divindade do Espírito Santo. A terceira hipóstase (pessoa) seria criatura. Figura importante aqui é Basílio, o qual afirma que o Espírito Santo não é criatura, é KIRIÓS, isto é, Senhor, e como tal divino. Reconhecimento claro da divindade do Espírito Santo. Condena-se ainda o Modalismo, o qual afirma que Cristo na sua humanidade, seria apenas um modo de aparecer, não de ser. O Modalismo estaria negando a natureza humana de Jesus Cristo, em que o Verbo Eterno, encarnando-se, não teria assumido integralmente a humanidade, mas apenas um corpo. Condena ainda o Adopcionismo, o qual afirma que Jesus Cristo seria apenas adotado pelo Pai.


3- Concílio de Éfeso: Realizado em 431, sendo Papa Celestino I. É um Concílio Cristológico. Condena Nestório e o nestorianismo, que hereticamente afirma haver em Jesus Cristo duas Pessoas e duas Naturezas, isto é, pessoa divina e humana, com natureza divina e humana em Jesus Cristo. Em Jesus Cristo temos uma única Pessoa, a Pessoa Divina do Verbo Eterno, com duas naturezas: a divina e a humana. Temos aqui a preservação do princípio da Unidade na Distinção. Nestório mantem a distinção, mas ignora a unidade da única pessoa divina de Jesus Cristo.  Nestório estaria afirmando que em Jesus Cristo há dois sujeitos distintos: o Logos e o Home Jesus Cristo. O Concílio vem afirmar a unidade (uma pessoa) com a distinção (duas naturezas), a divina e a humana, assumida pela encarnação.  Éfeso também define a maternidade divina de Maria. Ela é Theotocos (mãe de Deus) e não apenas Cristotocos, isto é, mãe do homem  histórico Jesus Cristo. Figura central da ortodoxia aqui é Cirilo de Alexandria que afirma haver uma USIA (substância) com três HIPOSTASES (pessoas).

4- Concílio de Calcedônia: Ano 451, convocado pelo Papa Leão I. É um Concílio Cristológico. Condena Eutiques, este ao contrário de Nestório, afirma a existência da única pessoa divina de Jesus Cristo, mas não preserva a distinção das duas naturezas. Temos aqui a Unidade sem a Distinção. Define a união hipostática, isto é, em Jesus Cristo há duas naturezas (a divina e a humana), em uma só Pessoa, a Pessoa Divina do Verbo Eterno. Calcedônia vem assim garantir a unidade na distinção. A natureza humana de Jesus Cristo é Anipostática, isto é, não tem hipóstase (pessoa) própria. Mantem-se dessa forma a unidade na distinção, sem confusão, nem mistura. Jesus Cristo não só é de duas naturezas como também está em duas naturezas.

5- Concílio de Constantinopla II: Ano 553, convocado pelo Papa Virgílio. Faz uma recondenação do Nestorianismo, que afirma que em Jesus Cristo há duas naturezas e duas pessoas. Duas naturezas sim, mas uma só pessoa, a Pessoa Divina do Verbo Eterno. Reafirma, portanto, a presença de Jesus Cristo em duas naturezas, mas uma só pessoa. A natureza humana de Jesus Cristo é anipostática, não tem pessoa própria.


6- Concílio de Constantinopla III: Celebrado no ano 680-681, sendo Papa Leão II. É um Concílio cristológico. Condena Sérgio, metropolita de Constantinopla, com sua doutrina do Monotelismo, que afirma existir em Jesus Cristo, uma só vontade, a divina. O Concílio vem afirmar que em Jesus Cristo há duas vontades, a humana e a divina, em plena harmonia e concordância.

7- Concílio de Nicéia II: Ano 787, sendo Pontífice Adriano I. Vem reafirmar e defender o valor da tradição eclesial, escrita e não escrita. É a tríada da fé católica sendo reafirmada: Escritura, Tradição e Magistério. Estes três elementos compõem o depósito da fé. Também afirma o valor e o significado dos ícones e imagens, recomendando seu uso.

Mons. Daniel Lagni – Mestre em Teologia Dogmática

Compartilhar no Google Plus
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Subsídios da Campanha Missionária 2015 serão apresentados pelas POM em Coletiva de Imprensa



As Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresentam, na próxima quinta-feira, dia 17, às 14h, durante coletiva à imprensa, os subsídios da Campanha Missionária 2015. Promovida anualmente em outubro, a Campanha tem como objetivo despertar os cristãos para seu compromisso com a missão da Igreja no mundo.

Participam da coletiva na sede das POM, em Brasília (DF), o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias; o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti; a assessora executiva do Setor Missão da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Maria de Fátima Kapp.

O tema desta edição, “Missão é servir”, está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2015. O lema aborda: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44).

Subsídios
Responsável por organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, as POM já enviaram os subsídios às 276 dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades. Os materiais também podem ser baixados e multiplicados livremente por meio do site www.pom.org.br

Neste ano, os subsídios são compostos por: cartaz com o tema e o lema; livrinho da Novena Missionária; DVD com testemunhos missionários; mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões; orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro; envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões; seis versões de marcadores de página com a Oração da Campanha Missionária e as imagens de Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco Xavier, Nossa Senhora Aparecida, Dom Oscar Romero, Charles de Foucauld e do papa Francisco.

A Campanha Missionária tem o seu ponto alto no Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo do mês de outubro (este ano, dia 18) quando é feita a coleta.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) colabora com a Campanha por meio das Comissões para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e para a Amazônia, além de outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).

Serviço: Coletiva à Imprensa Campanha Missionária 2015
Data: Quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Horário: 14h
Local: Sede das POM – (SGAN) – Quadra 905 – Conjunto B – Brasília (DF).
Contato: Assessoria de Imprensa- Pe. Jaime C. Patias
Fone (61) 3340-4494 ou celulares (61) 8102 9703 - 9632 0085
Compartilhar no Google Plus
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários

sábado, 5 de setembro de 2015

Lembretes e comunicados importantes


1- Dia 14 de setembro - Ordenações Diaconais- 19h30 – Paróquia Santa Cruz....próximo ao Terminal do Cruzeiro.
-Dia do Seminário Santa Cruz – missa às 10h

2-Dia 19 de setembro - Encontro dos Ministros da Palavra-CPDF.
-Reunião da Forania S. Marcos – Paróquia. N.S. das Graças.

3-Dia 27 de setembro – Almoço de confraternização da Paróquia.

4-Dia 27 de setembro – encontro de coroinhas e acólitos-CPDF.

5-Dia 28 de setembro – encontro de secretárias e responsáveis pela contabilidade das Paróquias-CPDF- das 8h às 17h.

5-Dia 4 de outubro – Dia de oração pelo Cuidado da criação. Motivar em todas as missas, celebrações, grupos...

7-Dia 8 de outubro – Dia do Nascituro - Defesa da vida...motivar.

8-Dias 17 e 18 de outubro – Coleta mundial pelas missões – motivar já no domingo anterior....

9-ANO DA MISERICÓRDIA- De 8 de dezembro de 2015 a 27 de novembro de 2016...introduzir uma missa semanal nesta dimensão...ver melhor horário....

Compartilhar no Google Plus
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários