![]() |
Irmã Marlene Elisabete (CS) 25 anos em missão na Europa e África |
1-TODOS OS FIÉIS: “A todos os fiéis incumbe o glorioso encargo de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens em toda a terra” (Apostolicam Actuositatem, 3).
2-OS BISPOS: “Os irmãos bispos são comigo diretamente responsáveis pela evangelização do mundo, quer como membros do colégio episcopal, quer como pastores das Igrejas particulares” (RM). “O cuidado de anunciar o Evangelho, em toda a terra, pertence ao colégio dos pastores, aos quais, em comum, Cristo deu o mandato” ( Lumen Gentium, 23). “Os bispos foram consagrados não apenas para uma diocese, mas para a salvação de todo o mundo” (Ad Gentes, 38).
3-Os SACERDOTES: “O dom espiritual, recebido pelos presbíteros na ordenação, não os prepara para uma missão limitada e determinada, mas sim para a missão imensa e universal , até os confins da terra; de fato, todo o ministério sacerdotal participa da amplitude universal da missão confiada por Cristo aos Apóstolos” ( Presbyterorum Ordinis, 10).
4-OS SEMINARISTAS: “Com espírito verdadeiramente católico (os candidatos ao sacerdócio), habituem-se a transcender a própria diocese, nação ou rito, e ajudar as necessidades de toda a Igreja, dispostos a pregar o Evangelho em toda a parte (Optatam Totius, Decreto do Concílio Vaticano II sobre a formação sacerdotal, 20).
5-OS JOVENS: “Aos jovens, eu peço que escutem a palavra de Cristo, a eles dirigida hoje, como então foi dita a Pedro e a André na margem do lago: Vinde após Mim, e Eu farei de vós pescadores de homens” (Redemptoris Missio, 80).
Mons. Daniel Lagni – Mestre em Teologia Dogmática